top of page
  • e4agencia

E4 realiza pesquisa especial sobre Açaí com nutricionistas de todo Brasil

Com o objetivo de aumentar o consumo de açaí em todo o país




São Paulo, março de 2024 - A E4, agência pioneira e especializada em marketing nutricional, congressos e feiras de nutrição, realizou uma pesquisa com nutricionistas de todo Brasil e especializadas em diferentes áreas, para entender o olhar desse profissional na prescrição de açaí na sua prática clínica.


Segundo a pesquisa exclusiva E4, 84% dos nutricionistas prescrevem açaí, sendo 47,2% indicado por questão de hábito do paciente e 19,5% para ganho de massa muscular. Dos profissionais que não costumam prescrever o fruto, o principal fator destacado é pela dificuldade de encontrar produtos com boas composições, correspondendo a 62,9%.


Perguntamos aos nutricionistas, qual a marca de açaí que costuma indicar ao paciente:



O açaí é um alimento genuinamente brasileiro, extremamente saudável, com diversas propriedades nutricionais e que impacta diretamente a vida de inúmeras famílias do país, sobretudo na região Norte e Nordeste.


Apreciado e produzido para alimentar populações regionais, o fruto possui grande potencial socioeconômico e cultural.  O seu crescimento ultrapassou a casa dos 50% de 2019 para 2020, de acordo com o IBGE.


Considerado um fruto energético, o açaí é uma das melhores fontes de carboidratos inteligentes, além de possuir alta concentração de polifenóis, como as antocianinas. De acordo com dados da pesquisa, a inclusão de açaí pelos nutricionistas no plano nutricional dos pacientes costuma ser em sua forma pura in natura (35%), preferencialmente orgânico (13,4%) ou adoçado com ingredientes naturais (9,6%).


A EMBRAPA destaca que o perfil do consumidor na região de Belém prefere o vinho ou o suco de açaí (74,6%), sendo que em outros estados brasileiros, o açaí é preferencialmente consumido junto com outros alimentos, como granola, guaraná e frutas. Os nutricionistas prescrevem, de preferência, a polpa de açaí não adoçada com xaropes, porém 12,9% indica na forma de suco e 12,6% liofilizado. Ainda podemos encontrar outros produtos à base de açaí interessantes para o cardápio, como barras de cereais e até mesmo suplemento em cápsulas.


Pensando em sua qualidade nutritiva, destaca-se que 100 gramas da polpa de açaí fresca pode conter até 290 mg de antocianinas. Essa concentração é importante para auxiliar no controle de processos inflamatórios, redução do estresse oxidativo nas células e benefícios importantes para o coração, o cérebro, o intestino, entre outros. Já no quesito de calorias, é preciso reforçar que o fruto do açaí natural não apresenta um alto valor calórico como disseminado atualmente, o que pode comprometer este valor é o seu consumo associado a outros ingredientes pouco nutritivos e ricos em açúcares. 


O Congresso Internacional de Nutrição Integrativa é realizado há 15 anos e acontecerá em São Paulo, nos dias 26 e 27 de julho. Todo ano, o congresso elege um alimento para homenagear com ações de conscientização cujo foco é estimular a prescrição do nutricionista. Este ano, o alimento escolhido para ser homenageado é o açaí. Será uma grande imersão no universo deste tesouro amazônico, em busca de aumentar o consumo na rotina dos pacientes e valorizar sua produção no Brasil, por meio de experiências transformadoras, documentário, lounge com marcas e produtos, degustações e muitas outras vantagens ao profissional que estará no evento.


7 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page