desenvolvido por:
  • home_e4eventos-02
  • home_e4eventos-03
  • home_e4eventos-04

10ª edição do Gluten Free Brasil reúne 3.000 pessoas em São Paulo

31/10/2019

Congresso teve a presença de profissionais de renome mundial, como o médico

italiano Alessio Fasano

A décima edição do Gluten Free Brasil recebeu 3.000 pessoas, entre nutricionistas e lojistas, de 25 estados, 215 cidades do Brasil e 6 países, como: Itália, Holanda, Portugal, Cuba, Paraguai e Uruguai. Além de uma programação científica atualizada e com profissionais de renome do Brasil e do exterior, o evento contou ainda com o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, o 3º Trends & Nutrition, o II Encontro Anual dos Celíacos, a 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais e teve o cacau como Homenageado do Ano. Durante o Congresso também foi lançada a primeira edição da Free From South America. A maior feira de alimentos funcionais da Europa, que terá sua filial sul-americana dentro do Gluten Free Brasil 2020. 

 

 

Programação Cientifica

A Sala Glúten Free foi dividida entre a Gut Talks e a Nutri Talks. Na sexta-feira, a Gut Talks tratou de assuntos como: microbioma, metaboloma, câncer, doenças cardiovasculares e evidências das interações da microbiota intestinal e da nutrição. No sábado, a Nutri Talks abordou assuntos, como: doenças autoimunes, nutrição diagnóstica, atualizações e descobertas a respeito da doença celíaca, mindful-eating, imunomodulação e temas polêmicos como uso do canabidiol. A médica Dra. Vânia Assaly e a nutricionista Dra. Karina Al Assal fizeram a coordenação científica do evento. Entre os palestrantes, nomes importantes do cenário nacional, com o Dr. Murilo Pereira, o Dr. Gabriel de Carvalho e o Dr. Bruno Zylbergeld. Além dos palestrantes internacionais, como o Dr. Alessio Fasano, italiano que mora nos Estados Unidos, e a Dra. Ana Pimenta, que veio de Portugal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tendências da culinária e do mercado funcional

Sob a coordenação da chef Renata Macena, o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional reuniu 13 renomados chefs e nutricionistas, referências em suas áreas de atuação, que apresentaram receitas conectadas com os princípios da sustentabilidade. Foram criados pratos que aliaram o sabor dos alimentos à biodisponibilidade de nutrientes. Entre os destaques desta edição, estão o chef Renato Caleffi, sócio proprietário do restaurante Le Manjue, reconhecido por seu conhecimento e experiência com gastronomia funcional e orgânica; o chef Edson leite, do projeto Gastronomia Periférica; a nutricionista Alessandra Luglio e a chef Natalia Luglio, que criaram o sushi vegano; a chef Tati Lund, com o ecossistema comestível e a culinarista Virgínia Cândida, que ensinou a fazer queijos de castanha.

 Além das tendências da culinária saudável, o evento apresentou as novidades desse mercado para os próximos anos, na 3ª Edição Trends & Nutrition, que reuniu grandes profissionais de marketing com novas visões sobre o varejo e suas perspectivas. A programação contou com nomes como Gustavo Negrini, diretor do Gluten Free Brasil, André Nassar, CEO do Grupo MGB, que integra o supermercado Mambo, e Flávio Passos, presidente da Pura Vida. Para ampliar ainda mais a visão sobre este mercado, a 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais recebeu mais de 80 expositores, como Essential Nutrition, Nutrify, Vitafor, Max Titanium, Copra Coco, Desinchá, Sanavita e Pura Vida, entre outras, que apresentaram novos alimentos, superfoods, suplementos e nutracêuticos, com as principais características valorizadas pelos consumidores, produtos: orgânicos, funcionais, naturais, sem glúten, sem açúcar, sem lactose, veganos, probióticos e fitoterápicos.

 

 

Voltando à origem

O Gluten Free Brasil nasceu para falar sobre a doença celíaca. Atualmente o tema foi bastante ampliado, mas sem deixar de lado a DC. Este ano foi realizado o II Encontro Anual dos Celíacos, que reuniu profissionais da saúde, representantes de associações e de projetos sociais com essa temática, escritores e pessoas com a doença para falar sobre o conhecimento científico atual que se tem sobre ela, dividir experiências e histórias de vida com uma plateia de celíacos. Com a coordenação da chef celíaca Renata Macena, o evento teve a presença da médica gastroenterologista portuguesa Ana Pimenta, da escritora Eve Ferreti, criadora da personagem Célia Celíaca e do ilustrador Pedro Mota, que vieram de Portugal. Durante o evento eles fizeram o lançamento do livro Celinha Celíaca.

 

 

Homenagem especial

A cada ano, o congresso Gluten Free Brasil homenageia um alimento, visando destacar as suas propriedades nutritivas e a sua importância na alimentação. O homenageado desta décima edição foi o cacau, devido à sua alta densidade nutricional e sua relevância em culturas regionais. Durante o evento a E4 lançou o livro: “Uma Homenagem ao Cacau – Da Agrofloresta à Mesa”, que aprofundou a pesquisa e reuniu evidências científicas sobre o fruto. A construção da obra foi feita por uma equipe composta de nutricionistas, fotógrafo e jornalista. Em um longe temático, os participantes do evento ainda puderam ver uma exposição fotográfica sobre a cultura cacaueira e agroflorestal do sul da Bahia, assistir a um curta-metragem sobre a sua história e a algumas entrevistas gravadas durante a viagem, e degustar preparações exclusivas preparadas com o cacau.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Natural Break

Nos intervalos da programação científica, foi oferecido o Natural Break, assinado pela chef Renata Macena, com diversas preparações funcionais, sem glúten, com opções plant based, e com frutas da época, respeitando a sazonalidade.

Foto

A E4 aposta em ações sustentáveis para todos os seus projetos, como a utilização de estandes de madeira reutilizável, ecobags feitas de garrafas pet, copos biodegradáveis e a novidade desta edição foram as colheres de mandioca da marca OKA, que são biodegradáveis e comestíveis.

 

 

Novidade para 2020

Durante o Congresso foi lançada a primeira edição da Free From Functional Food South America. A maior feira de alimentos funcionais da Europa terá sua filial sul-americana dentro do Gluten Free Brasil 2020. O coquetel de lançamento contou com a presença do diretor da agência E4, Gustavo Negrini, e do diretor da feira, o holandês Ronald Holman. O anúncio da novidade foi realizado na Europa, na sexta edição da Free From Functional Food Expo, realizada em maio, em Barcelona, na Espanha.

 

 

 

Confira na íntegra o vídeo do evento

Please reload

Posts Em Destaque

Running Summit’19 traz visão integrativa sobre nutrição e corrida em um dia de aprimoramento

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload